Originária de um fungo (Cândida Albicans) já pré existente da flora vaginal e gastrointestinal, a candidíase é uma infecção que se dá quando ocorre alguma desordem da flora, como no caso de uso de antibióticos, ingestão de alimentos diferentes causando diarréia ou constipação, como em viagens, mudança do pH vaginal (como o próprio ciclo menstrual ou relações sexuais sem preservativos), mudança no clima.
Apesar do que muitos acreditam, a candidíase é uma infecção pelo crescimento excessivo da cândida e não é considerada uma doença sexualmente transmissível.
Portanto há sim, alguns fatores que podem levar ao desequilíbrio da flora intestinal e consequentemente na manifestação da candidíase, como as ditas acima e as seguintes:
Resumindo, a manifestação da candidíase irá depender da harmonia da flora genital, questões hormonais e também ambientais da mulher. Seus sintomas incluem:
Assim que o diagnóstico for realizado por um ginecologista, o tratamento é proposto, com a utilização de medicamentos antifúngicos, de via oral ou vaginal/vulvar.
Pode ser necessário uso de probióticos, outros tratamentos suplementares e pesquisa com cultura em caso de repetição. Acupuntura também pode ajudar no tratamento.