Causado pela proliferação de células do próprio útero, os miomas submucosos são nódulos (tumores benignos) que se formam dentro do interior do útero, resultando em sangramentos intensos e dor pélvica.
Apesar de serem benignos, causam um incômodo não só pelos sintomas, mas também para mulheres que desejam engravidar, visto que a implantação do embrião ocorre justamente dentro da cavidade do útero, e os miomas também, ocupando o mesmo espaço e atrapalhando uma possível gravidez.
Entre os tipos de miomas, esse é o que mais repercute com sangramentos anormais e intensos, por estar descoberto e dentro da cavidade uterina (costumo comparar com a semente do abacate). Por esse motivo, geralmente não conseguimos controlar o sangramento com anticoncepcionais e dessa forma a paciente pode sangrar mesmo com anticoncepcionais contínuos.
O diagnóstico é feito através de ultrassonografia transvaginal. Geralmente é necessário tratamento cirúrgico com histeroscopia, para retirada de tais miomas e controle do sangramento. Para pacientes com prole definida, podemos pensar em Histerectomia ou retirada do útero.