Corrimento com odor forte: pode ser vaginose!

Corrimento com odor forte: pode ser vaginose!

Corrimento com odor forte: pode ser vaginose (principalmente causada pela gardnerella vaginalis)!

Existente naturalmente na flora da região íntima da mulher, a gardnerella vaginalis é uma bactéria natural dessa região.

Porém quando essa região da flora se altera, seja por higiene inadequada, utilização de medicamentos, contato íntimo ou realização de ducha intravaginal, a bactéria gardnerella vaginalis se reproduz em maior quantidade, o que gera uma infecção, que chamamos de vaginose.

Essa infecção é caracterizada por dois sintomas principais:

  • Corrimento, geralmente de cor branca acinzentada (em abundância ou não);

  • Odor vaginal fétido, geralmente intensificado após relação sexual ou durante o período menstrual (sabonete íntimo não dá fim ao odor).


Apesar de ser um incômodo e intensificado após uma relação sexual e mesmo que assintomático nos homens, a vaginose não é considerada uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), porém, ao realizar o tratamento na mulher.

A paciente deve ser avaliada e o tratamento direcionado para a melhora dos sintomas. Em caso de vaginose de repetição, deve ser realizada a cultura vaginal, para melhor investigação. O uso de preservativos também é fundamental nesses casos.

Gostaria de agendar uma consulta ou exame em Belo Horizonte? Entre em contato conosco clicando aqui.

Dra Camila Rios Bretas

Cirurgia, Ginecologia e Acupuntura

camilariosb@gmail.com

FORMAÇÃO ACADÊMICA 2007 - 2012 | Graduação em medicina pela Fundação Educacional Lucas Machado - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.2013 - 2015 | Residência médica em cirurgia geral pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais -...

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat