O tratamento de miomas muitas vezes pode incluir a necessidade de uma intervenção cirúrgica (como a histerectomia ou miomectomia).
Infelizmente muitas mulheres não toleram o tratamento hormonal ou não estão dispostas a realizar o tratamento cirúrgico e dessa forma, enquanto ainda há possibilidade de tratamento conservador, a acupuntura podem ser a solução!
De acordo com a Medicina tradicional chinesa, um dos fatores para surgimento de miomas está relacionado a desarmonia do Gan - fígado, gerando estase de energia e sangue em outras estruturas, com consequente formação de nódulos. Alimentação irregular, gordurosa e com excesso de alimentos frios também podem corroborar com a condição através dos distúrbios do baço. Sono de má qualidade e excesso de trabalho diminui a essência e sobrecarrega os rins, muito envolvido nas patologias uterinas. Os vasos extraordinários também podem estar afetados.
Exemplo então seria uma mulher de 40 anos, que trabalha muito, não realiza atividades físicas com frequência e está sempre a ponto de explodir de raiva. Raiva gera desarmonia do Gan, acumulando energia em mamas e útero, com menstruações dolorosas e volumosas, além de TPM intensa e dor nas mamas.
Auxiliando outros tratamentos, a acupuntura ajuda a equilibrar a energia, modulando o sistema nervoso envolvido nessa área e consequentemente aliviando as dores e os sintomas relacionados.
Ainda, a medicina chinesa e acupuntura, ela leva em consideração os motivos que provocaram essa desarmonia. Por consequência, o tratamento é diferente para cada pessoa, com objetivo de melhorar os sintomas físicos, dor, sensação de peso e estresse relacionados, melhorando a tolerancia às medicações e muitas vezes até diminuindo a necessidade delas.