A endometriose é uma condição que ocorre quando há o crescimento do endométrio (camada interna do útero) fora do útero, ou seja, em outros órgãos.
Essa condição pode se manifestar através de sintomas como cólicas intensas durante a menstruação, dores durante relações sexuais e dificuldades para engravidar.
A medicina tradicional chinesa é uma ótima opção para contribuir com o tratamento da endometriose. Isso porque ela considera a doença como um problema de estagnação do sangue associada a outras alterações de órgãos internos.
Na medicina clássica ou tradicional chinesa ainda não foi determinada a causa da endometriose e o tratamento ainda não é definitivo, seja cirúrgico, clínico ou com acupuntura. Isso porque uma vez instaladas, mesmo que microscópicas, não há como remover totalmente as lesões.
Dessa forma, o paciente deve mudar o estilo de vida, ter um acompanhamento médico de perto e caso procure a acupuntura, terá grandes ganhos para alívio ao menos parcial da dor crônica, contribuindo para diminuir a dose das medicações de uso contínuo.
Na prática, as agulhas ao serem inseridas em pontos específicos, melhoram a reação inflamatória dos focos do transtorno, aliviando a dor.