Há como tratar TPM com acupuntura?
É sabido que a acupuntura é capaz de amenizar oscilações emocionais, ansiedade, dores diversas e harmonizar os órgãos internos. Por consequência, ela também é eficiente no tratamento dos sintomas da tensão pré-menstrual.
Para entender melhor, do ponto de vista oriental, essa técnica se baseia na crença de que nosso corpo é mantido pela circulação de uma energia vital. Se essa energia está desregulada, transtornos variados começam a aparecer.
Do ponto de vista ocidental, traduzindo esses termos, todo nosso corpo tem receptores e nervos e se comunicam através de neurotransmissores, hormônios e circuitos nervosos, desde a periferia - pele - até o sistema nervoso central. Sabendo isso, podemos utilizar alguns pontos já estudados na pele, para atingir o sistema nervoso em pontos específicos do cérebro, com objetivos diferentes. Tudo isso já têm evidencias científicas e não é necessário acreditar para fazer efeito. Antes de tomar uma dipirona ninguém pergunta se acredita nela ou não.
Então, para auxiliar com a TPM, inserimos agulhas em pontos específicos, como os pontos do vaso da concepção, por exemplo e o meridiano da vesícula biliar para a cefaléia. Outros pontos ajudam a tranquilizar a mente e melhorar a qualidade do sono nessa fase. Com isso, busca-se regular a dor, atuando de forma anti inflamatória, e conseguimos regular também distúrbios psíquicos.
A contribuição da acupuntura para os distúrbios femininos é imensa!