Lipoaspiração, implantes de silicone, liftings corporais, abdominoplastias, harmonização facial, rinoplastias... Ano após ano os números da busca por cirurgias com o propósito de atingir o ''corpo perfeito'' aumentam cada vez mais.
Porém, tal busca chegou também a um nível um tanto quanto inesperado: na genitália feminina!
Também chamada de labioplastia, a ninfoplastia é uma cirurgia realizada na parte externa da genitália feminina (pequenos lábios), tendo a finalidade de diminuir seu tamanho, reparar assimetrias ou flacidez local.
Esta é uma cirurgia que tem caído no gosto das mulheres, principalmente no Brasil. Em sua maioria, a busca por esse procedimento tem o objetivo de uniformizar a vulva, proporcionando bem-estar e aumento da autoconfiança da mulher, principalmente durante as relações sexuais, devido a questões anatômicas, por dor ou psicológicas, já que a sexualidade feminina vai muito além da questão hormonal e física.
Porém, apesar de proporcionar outros benefícios, o estético é o mais comum, já que muitas mulheres possuem os pequenos lábios assimétricos ou longos, o que causa transtornos na hora de usar roupas apertadas, na prática de alguns esportes (como hipismo e ciclismo), ou na hora de escolher e usar biquines/maiôs, além de constrangimentos. Dessa forma, as indicações são bem pessoais. Importante ressaltar que muitas mulheres não se incomodam com tais assimetrias e muito menos os parceiros sexuais.
A correção cirúrgica portando, vai além de indicação puramente estética, mas devemos nos atentar para excessos e modismos, já que toda cirurgia, por mais simples que seja, sempre pode ter complicações e além disso, cirurgias geralmente não vão trazer a tão procurada felicidade.