É fundamental que a gestante siga as vacinas do calendário para prevenir problemas para mãe e filho.
Ao se vacinar, os anticorpos da gestante são transferidos para o bebê por meio da placenta durante a gravidez e, depois do nascimento, pelo leite materno.
As vacinas recomendadas para as gestantes incluem:
As vacinas de vírus vivo, como a da rubéola e do sarampo, devem ser aplicadas antes de engravidar, com intervalo superior a um mês entre a vacinação e as tentativas para engravidar. Mas caso tais vacinas sejam aplicadas em gestantes (que não sabiam que estavam grávidas), devemos apenas acompanhar o paciente no pré natal, sem motivos para exames invasivos ou alardes.
As gestantes sem comorbidades podem se vacinar com a vacina contra o Covid-19 e com comorbidades, devem ser orientadas pelos seus obstetras. Preferência pela Pfizer e a CoronaVac. Grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 devem, preferencialmente, completar o ciclo de imunização com uma segunda aplicação da Pfizer. Lembrando que já estamos na terceira dose para gestantes!
É importante comentar que o risco de trombose aumenta muito mais com a doença (Covid) e gestação, que com a vacina.
E sobre a família da gestante e dos recém nascidos? Todos TAMBÉM devem se vacinar, para proteger a vida da gestante, feto e recém nascido! Isso se chama "vacinação de casulo" e demonstra que TODOS devem COMPARTILHAR a responsabilidade pela imunização e proteção de mães e recém nascidos, já que podem transmitir doenças respiratórias a eles, inclusive em visitas rápidas. Essas visitas, caso ocorram, devem ser limitadas e incluir obrigatoriamente álcool, máscaras e de preferencia sem contato com o recém nascido.
Vacine-se e proteja a si mesmo, sua família e sua comunidade! Isso se chama responsabilidade social! Não ao egoísmo!
Ah! Não sabe onde está o seu cartão de vacinas? Procure ☺️ para levar no seu pré natal! Não achou? Procure o centro de saúde de referência para orientação e possível revacinação.